Sunday, July 24, 2005

Leituras II



Ao ler este livro deparei-me com a minha velha luta perante um livro que não me agrada, "deixar o livro a meio ou prosseguir?", pois se há tanto para ler e tão pouco tempo porquê persistir em algo que só nos faz querer que as folhas se leiam a si próprias dando descanso aos nossos olhos?! Mas eu por princípio, não sou capaz de deixar um livro a meio (é uma das minhas maiores paranóias) e, portanto, chego sempre até à última página ainda que muito a custo.
Dan Brown descobriu um "filão de ouro" que o faz ser reconhecido mundialmente pelos seus best-sellers, não por escrever bem mas por saber explorar supostos segredos da Igreja Católica (não vou discutir se as conspirações que relata têm algum fundamento porque não sou versada no tema, apenas me interessando a intriga policial narrada). Creio que o único aspecto positivo é a forma desembaraçada como escreve, recorrendo a capítulos pequenos cuja solução dos problemas apresentados só é revelada mais adiante, tornando a sua leitura fácil e rápida, pois o leitor quer ir sempre um pouco mais longe na história (fórmula usual nos policiais).
E foi precisamente o facto de ser um livro fácil de ler que fez com que chegasse ao fim, mas com a certeza que seria muito mais interessante e menos chato se tivesse menos umas trezentas páginas.
Ainda assim e para quem esteja interessado, Dan Brown escreve Anjos e Demónios com base nos trabalhos do escultor Gian Lorenzo Bernini (1598-1980), os quais apresentariam símbolos ocultos que seriam pistas para uma conspiração da lendária sociedade secreta dos Illuminati contra a Igreja Católica, revelando uma ameaça de atentado por ocasião da escolha de um novo Papa.
Como pequena vingança apetecia-me dizer quem é o mentor da conspiração (apesar de se ver logo quem é, ninguém na igreja percebe tanto de ciência ... oops ... escapou-se).

2 Comments:

< > said...

'kiiiii!

Bem, qto a este tema, só consigo dizer q a moda literária fez com q eu ainda não lesse sequer o "Código Davinci". Fiquei a meio... e quase por enjoo de ver tanta gente a ler o mm livro, no metro, no autocarro, no trabalho, deixei-o para uma 2ª apreciação qdo estiver fora de moda :)
Tal parece estar a acontecer com o 'Anjos e Demónios'. por isso, deixa-os poisar... pq pra já o enjôo é gde.
'jiiiis

2:16 AM  
< > said...

já agora apenas pra dizer mq tou a construir o meu bloguito... hihi... a inbeja é uma coisa feeeeia :). Favor aparecer no: www.momentoazul.blogspot.com

beijis!

8:51 AM  

Post a Comment

<< Home