Glamour
Regresso a este meu espaço após uma ausência forçada pela minha preguicite aguda, e devo dizer que regresso numa fase em que me sinto muito irritadiça, em que tudo me enerva, nomeadamente a forma como as pessoas falam. E uma das coisas que me irrita solenemente é a forma como é pronunciada a palavra "glamour", como se fosse uma palavra francesa (a transcrição fonética será qualquer coisa como [glamur]), quando se trata de uma palavra escocesa. Ora, ouvir um locutor de uma rádio qualquer, às 7.3o numa fila de trânsito, a dizer não sei quantas vezes "glamur", quase que dá vontade de pegar numa moca e partir tudo à volta. Contudo esta mulher das cavernas que vos escreve, encontra-se demasiado civilizada para um comportamento assim, pelo que me resta partilhar convosco este pequeno esclarecimento e esperar que aprendam qualquer coisa comigo.
Já agora, e para quem quiser saber mais, aqui fica este pequeno excerto sobre a palavra "glamour",
A palavra “GLAMOUR” vem do escocês e tem sua origem na palavra “GRAMMAR”, “gramática”. Nos tempos medievais, somente poucos clérigos sabiam ler e escrever e tinham conhecimento de gramática. Para todos os outros, a gramática era associada a práticas ocultas, misteriosas e mágicas. Naquela época, a palavra “GRAMMAR”, em inglês, significava “encantamento”, “feitiço”. Em escocês, a palavra era escrita com “L” em vez de “R”, como “GLAMMAR” e, mais tarde virou “GLAMOUR”. “GLAMOUR”, no sentido acual - qualidade excitante e extraordinária que faz com que certas pessoas ou coisas pareçam atraentes, charmosas e na moda - vem do século XX e da influência do cinema americano.
De qualquer forma, a moca está guardada e bem à mão ;)
5 Comments:
Realmente nos nossos dias a palavra "glamour" é usada de tal forma que irrita às vezes os mais calmos. Pelos visto, essas pessoas chiques que, nos dias de hoje, usam a palavra não tem a mínima noção do seu verdadeiro significado.
Eu só te tenho a agradecer, graças a ti fiquei a conhecer melhor essa palavra escocesa, que eu por acaso pensava que era françesa.
Beijos
Sempre a aprender ;-)
*
Regresso em grande estilo aqui ao blog... com muito "Glamour"!!! lol
Beijinho
Amei! Belo texto, bela explanação.
Confesso que eu também não sabia nada disso. Entrementes, bem "sei qua nada sei" mesmo.
O uso indiscriminado e até mesmo o interregno de palavras estrangeiradas, é moda nos dias modernos. Esquecemo-nos do nosso próprio idioma para "ablar" uma miscelânea que ninguém entende. Oxalá, falássemos bem, o que conhecemos e temos o dever de saber. Bth Rubens Morais - Brasília.
Até que enfim encontrei alguém que sabe o significado da palavra Glamour!
Amo você por pensar como eu. Adorei seu BLOG, realmente ele é glamoroso.
Post a Comment
<< Home