Saturday, August 05, 2006

Leituras XII



Michael Cunningham é actualmente um dos melhores escritores contemporâneos, e consegue em cada livro a proeza de elevar a fasquia a que já nos habituou, escrevendo cada vez melhor.
Dias Exemplares, é um romance dividido em três histórias (Dentro da Máquina; A Cruzada das Crianças; Uma Espécie de Beleza), em que podemos encontrar personagens comuns a todas elas e ainda a poesia profética de Walt Whitman. Na primeira das histórias emergimos em plena revolução industrial, constatando a subjugação do homem à máquina, "Começou a compreender que os dias na fábrica eram longos e inteiramente feitos de um único acto, executado uma e outra e outra vez, de tal forma que se tornavam um mundo dentro do mundo, e que aqueles que habitavam esse mundo, todos os operários da fábrica, viviam sobretudo aí, limitando-se a fazer breves visitas ao exterior, onde comiam e descansavam e se preparavam para regressar.". A segunda história alude a uma série de ataques bombistas levados a cabo por crianças, nos dias de hoje, na cidade de Nova Iorque. E por último, uma história futurista sobre o contacto com os refugiados do primeiro planeta a ser habitado pelos seres humanos.
Três histórias diferentes umas das outras e no entanto atravessadas pelos mesmos sentimentos, os mesmos medos, os mesmos sonhos, as mesmas angústias dos homens. Passado, presente e futuro são apenas momentos no tempo, pois os homens serão sempre os mesmos na busca de um mundo melhor.