Sunday, August 06, 2006

Leituras XIV


Recontar a história de Zorro (Diego de la Vega), uma história que faz parte do imaginário de todos nós, como se fosse a primeira vez, não foi de certeza uma tarefa fácil para Isabel Allende. Contudo, não há desafios impossíveis para esta contadora de histórias, que ao longo dos anos tem apurado o seu dom para escrita (e eu sei o que digo, porque já li todos os seus livros).
Neste romance, Isabel Allende leva-nos so início da história do Zorro, quando o Zorro ainda era só Diego de la Vega. Uma história que começa no sul da Califórnia, durante o século XVIII, onde o jovem Diego de la Vega passa a sua infância, metendo-se em várias aventuras e traquinices com o seu grande companheiro Bernardo. A demanda dos dois amigos prossegue por terras de Espanha, Barcelona, para que Diego de la Vega tenha uma educação mais europeia, regressando, por fim, novamente a Barcelona. Ou seja, assistimos ao longo da história à transformação de um jovem rapaz de orelhas grandes num justiceiro que usa mascarilha, e que em defesa da verdade se envolve em mil aventuras, cada uma mais envolvente que a outra.
Isabel Allende conseguiu demonstrar porque antes de ser uma escritora é uma excelente contadora de histórias, com quem me apetece ficar sentada num alpendre numa noite de verão, deliciando-me com os seus mundos inventados e personagens que cheiram a flores exóticas.